sexta-feira, 23 de março de 2012

Dicas de como comer bem durante sua viagem para Fortaleza e Florianópolis

Quem nunca teve curiosidade de conhecer culturas culinárias totalmente diferentes da sua? No Brasil é possível ter essa experiência apenas subindo ou descendo uma região do mapa. E a grande maioria das pessoas que experimenta alguma coisa diferente, não se arrepende – principalmente se o destino culinário escolhido for Fortaleza, no nordeste brasileiro, ou Florianópolis, ao sul do país.

Quem quer aproveitar todos os temperos e sabores que puder durante um passeio pode reservar hotel por uma dessas cidades – afinal, a cozinha delas é quase que um ponto turístico por si só. Como são cidades praianas, a principal característica em comum entre as duas capitais é a safra de frutos do mar à disposição do turista. E, como não poderia deixar de ser, o camarão é o primeiro fruto do mar que você vai encontrar em quiosques de praia, bares e restaurantes. Mas não é o único. E frutos do mar também não são a única opção bacana da cozinha desses lugares.

Tanto Fortaleza quanto Florianópolis têm cozinhas que podem ser consideradas exóticas. Em Fortaleza, os frutos do mar são o que há de mais “tradicional” no Brasil, como cozido de peixe, e a lagosta é uma das preferências locais – assim como o é em Florianópolis, cidade que também aprecia o camarão e a tradicional tainha: escalada, frita ou ensopada, esse peixe é presença constante nos pratos catarinenses.

Quem tem alergia frutos do mar, ou simplesmente não gosta dos pratos, não vai ficar perdido. Pode pesquisar hoteis em Fortaleza ou hotel Florianópolis porque nem só de peixe vive a culinária dessas duas cidades brasileiras – ao contrário: é longe do mar que o conceito de “comida exótica” começa a fazer sentido, principalmente na cozinha nordestina, cheia de temperos e sabores pra lá de diferentes. 

Em Fortaleza, o que mais se aproxima da cultura culinária de outras regiões do país, principalmente a sudeste, é o tradicional “baião de dois”, feito de uma mistura de arroz com feijão e, em alguns lugares, carne de sol ou manteiga com queijo. É uma boa pedida para quem quer começar “leve” a estadia pelo Ceará. Há também a possibilidade de degustar um bom prato de carne seca, a prata da casa, com purê de mandioca, aipim ou macaxeira (é tudo a mesma coisa, mas muda várias vezes de nome ao longo do Brasil).  Além dessa opção, também encontramos outros pratos que começam a ficar com os nomes difíceis: sarrabulho, sarapatel, panelada, paçoca (não é doce, e sim um prato de carne de sol desfiada com farinha), buchada de bode... para a sobremesa, a boa e velha castanha de caju, que tem variações de doces típicos no estado.

Em Floripa, as boas pedidas são caldo de feijão, pirão de água com linguiça, pratos com taioba (ou taiá), galinha caipira com mamão verde ou batata cozida com carne, entre várias outras opções. Um dos pratos típicos, feito com frutos do mar, é a fritada de ostra, mas vários outros sem o menor resquício de peixe também são servidos ao longo da ilha. Depois de um bom almoço em Florianópolis, deguste uma boa cacuanga – que você conhece em outros estados como “pamonha”. Essa variação do doce é deliciosa e pode ser encontrada até em quiosques de praia ao longo do litoral catarinense. Além disso, os tradicionais bijus e as roscas de polvilho também caem bem como sobremesa ou lanche da tarde, imprimindo mais da tradição culinária de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário